Fotos com uma cachoeira toda aveludada ou um mar todo esfumaçado parecem estar gerando um interesse cada vez maior nos fotógrafos atuais. Se você roda a página de fotos em destaque do 500px, por exemplo, vai encontrar muitas paisagens assim por lá.
Arpoador | ISO 100 • 8mm • f/22 • 1 segundo | Foto por Claudia Regina
Esse efeito é resultado de uma técnica bem simples, mas cheia de segredinhos: a longa exposição.
Não sabe o que é tempo de exposição? Comece lendo a apostila Aprenda a fotografar em 7 lições!
A princípio é fácil realizar esse tipo de foto: é só colocar a câmera no tripé e usar exposições longas (que podem ter de 1 segundo a vários minutos.) Parece simples, mas assim que comecei a praticar fotos deste tipo comecei a encontrar alguns empecilhos. O que fazer?
Esqueci o tripé!
É quase impossível fazer longuíssimas exposições sem tripé, mas às vezes dá pra dar um jeito. Tripé é assim: quando você fica com aquela preguicinha de carregar o danado é exatamente quando vai aparecer a oportunidade para usá-lo!
Nesse caso faço o seguinte: primeiro apoio a câmera em um lugar sólido e firme. Na falta de algo assim na locação você pode sentar no chão e usar o joelho como apoio. Na hora de clicar prendo a respiração e aperto o disparador sem soltá-lo até o fim da foto.
Ok, não é sempre que funciona…
Mas depois de uma ou duas tentativas é possível que você tenha sucesso!
Cachoeira | ISO 100 • 21mm • f/29 • 1.6 segundos | Foto por Claudia Regina
No caso da foto acima coloquei a câmera em cima de uma das pedras e fiz este esquema. Consegui uma foto com exposição de 1.6 segundos que, sem tripé, é teoricamente impossível.
Tem luz demais aqui!
Para fazer essas fotos você precisa diminuir o ISO e fechar o diafragma ao máximo. Assim é possível compensar essa falta de luz com o tempo de exposição bem longo. Isso é fácil de fazer à noite, por exemplo, mas bem mais complicado quando existe luz demais (como durante o dia ou mesmo no amanhecer ou anoitecer.)
Às vezes, mesmo deixando o ISO lá em baixo e o diafragma bem fechadinho, ainda tem luz demais. Aí o tempo de exposição não é longo o suficiente para conseguir o efeito bonito que procuramos.
A solução ideal para situações assim é comprar um filtro de densidade neutra (ND). Tudo que este filtro faz é deixarpassar menos luz para a câmera, permitindo que você use exposições mais longas sem mudar nada a foto.
Foto no começo do dia usando um filtro ND | ISO 100 • 10mm • f/22 • 10 segundos | Foto por Claudia Regina
Se você ainda não tem um filtro ND ainda sobram duas opções: usar outros filtros que também comem alguns f/stops (como o filtro polarizador) ou fotografar em RAW superexpondo a foto para arrumar depois na pós. É trapaça, mas o negativo digital consegue manter muitas informações em luzes estouradas então pode ser uma alternativa pra quando não temos outra escapatória!
Na foto acima, por exemplo: para conseguir usar 1.6 segundos a foto original ficou superexposta. Depois tirei dois pontos de exposição no Lightroom. Não é uma foto que ficou boa, mas você conseguiria usar essa técnica para um resultado mais bonito :-)
A foto sai tremida mesmo com tripé!
Ao apertar o botão disparador você pode fazer a câmera tremer. O ideal, neste caso, é ter um disparador remoto. Ele permite que você aperte um botão longe da câmera, evitando que ela se mexa.
Se você não possui um disparador remoto também dá para deixar o timer da câmera em 2 segundos, dando um tempo para ela se estabilizar do seu apertão no disparador antes de começar a exposição.
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E você, encontrou empecilhos ao fazer fotos de longa exposição? E como os solucionou?
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