quinta-feira, 23 de maio de 2013

Quem tem medo do ISO alto?


“Eu não uso ISO alto porque quero melhor qualidade na minha foto”

Este é o maior equívoco sobre o ISO alto. Embora todo mundo te ensine que aumentar o ISO faz a foto perder definição, é muito importante saber a diferença entre “foto com definição” e “foto boa”.
arpoador
ISO 3200 + luz de holofote, à noite • Foto por Claudia Regina
Às vezes perdemos de fazer uma foto incrível com ISO alto para fazer uma foto medíocre com definição perfeita.

“Eu não uso ISO alto porque não gosto de ruído”

Todo mundo tem direito de não gostar de ruído. Mas quem disse que toda foto usando um ISO alto tem ruído?
Ruído só aparece em áreas de sombra. Se sua foto está bem iluminada o ruído será imperceptível. Faça uma foto com ISO alto de um céu azul e verá que quase não há diferença do ISO ótimo da sua câmera, seja ela qual for.
O ruído só vai aparecer demais se você estiver fotografando com luz insuficiente!

“Eu não uso ISO alto porque minha câmera é ruim/de entrada”

Se você é o tipo de pessoa que diz isso, garanto que você pode usar pelo menos o dobro do ISO máximo que está usando atualmente. Experimente.

“Eu só uso ISO alto quando a luz tá realmente ruim, para evitar de usar flash”

Quando a luz de uma cena está muito ruim a melhor opção é… melhorar a luz! Usar o ISO alto em uma situação de luz muito precária é justamente o único momento em que esta é a pior opção.
A não ser que esta seja a única saída, considere melhorar a luz (seja escolhendo outros horários, locações ou usando luz artificial) além de subir o ISO.

“Quando tem pouca luz, prefiro usar o flash com ISO baixo”

O que mais impressiona neste assunto é a nossa tendência de criar o “time ISO alto” e o “time flash” e colocá-los para brigar! A verdade é que um não elimina o outro.
O ISO alto pode e deve ser usado com todos os métodos de iluminação que você souber usar (seja a luz da janela, do flash ou da lanterna.)
andreia
ISO 3200 + luz natural (janela ao fundo) + luz disponível (preenchimento) + flash (na sombrinha, à direita) • Foto por Claudia Regina
Repito: em uma foto bem iluminada o ruído não é problema.

“Mas, mas, mas… o ruído…”

O que eu acho mais interessante daqueles que têm um medo crônico do ruído é que poucos fazem fotos onde é possível ver o ruído tanto assim.
evelyn
ISO 4000 + luz natural • Foto por Claudia Regina
Se você faz fotos que vão para o seu blog, para o Facebook ou para um álbum diagramado em que cada foto tem no máximo 30×30, o ruído nem será visível! “Mas eu faço um poster para os meus noivos!”, você me diz. Repito: fotos com ruído só ficam ruins se estiverem mal iluminadas. Se você tem uma foto bem feita e bem iluminada o ruído não vai ser um problema.

“Mas então, quando devo me preocupar com o ISO?”

Existem algumas situações em que o ISO deve mesmo ser usado no mínimo. Capas de revistas e catálogos de produtos precisam de fotos 100% lisinhas. Mas se você faz o tipo de foto que precisa de ISO baixo, provavelmente já sabe disso.Todos os que me dizem evitar de subir o ISO não fazem o tipo de foto que justifique este medo.
                                               Fonte: Dicas de Fotografia, escrita pela fotografa Claudia Regina

0 comentários:

Postar um comentário

Sobre a Emporium

Minha foto
Jennifer, fotográfia, cwb.Brazil